Início arrow Opinião
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Opinião
Agricultura Feminista Imprimir e-mail
06-Out-2011

irina_castro.jpgNo seguimento de um contributo anterior sobre as mulheres e a agricultura, gostaria aqui de deixar uma reflexão mais alargada sobre o tema.

Tem sido discutido em todo o mundo que apesar das mulheres, a nível global, realizarem a maioria das tarefas na agricultura, os homens, na sua maior parte, continuam a ser os proprietários das terras, controlam o trabalho das mulheres e tomam decisões sobre a agricultura com base num sistema social patriarcal. Nesse sentido surgiram diálogos inter-disciplinares feministas com a intenção de dar visibilidade o trabalho das mulheres na agricultura, e procurar novas políticas promotoras de igualdades.

Ler mais...
 
20 de Setembro, um dia crucial para a Palestina Imprimir e-mail
19-Set-2011
sofia_gomes.jpgNa próxima Terça-feira, Mahmound Abbas vai às Nações Unidas para se candidatar como Membro de pleno direito desta instituição o que implica o reconhecimento como Estado soberano.

Após a paragem completa das negociações com Israel, este parece ser o caminho que resta. Não é a solução perfeita. Pessoalmente, sou a favor de um Estado único para os dois povos: palestinianos e israelitas com direitos e deveres iguais, sem qualquer tipo de discriminação formal ou material. Contudo, perante as circunstâncias, devo reconhecer que esta meta ainda está muito longe e vai depender dos dois povos, não apenas de um. Podemos considerar que as recentes manifestações em Israel talvez indiciem um sinal, bem pequenino, mas um sinal positivo para o fim da ocupação. Pergunto-me o que pensa a esquerda israelita sobre isto e quando é que vai perder o medo e incluir reinvindicações claras para o povo palestinianos pois, aí sim, estaremos no bom caminho.

Ler mais...
 
CENSOS 2011 – Mais uma prova do interioricídio Imprimir e-mail
12-Set-2011

ariana_meireles.jpgAo entrar no sítio dos Censos 2011 na internet temos imediatamente acesso a alguns do seus resultados estatísticos:

  • Somos 10 555 853 residentes;
  • Constituímos 4 079 577 famílias;
  • Dispomos de 5 879 845 alojamentos em 3 550 823 edifícios;  mais 390 780 edificios que em 2001
  • A População residente cresceu 1, 9%;
  • As famílias apresentam um crescimento de 11, 6%;
  • Os alojamentos e os edifícios cresceram 16, 3% e 12,4%, respectivamente.

Importa olharmos para estes números de forma mais detalhada e fazermos uma análise do nosso distrito. Neste texto, pretendo focar a minha atenção principalmente nos dados sobre a concentração e distribuição da população pelo país. Espero, noutro texto, abordar os restantes dados.

Ler mais...
 
Apostar na formação superior: O melhor caminho para o desemprego! Imprimir e-mail
04-Set-2011

rui_cortes.jpgA política de oferta do ensino superior, traduzida no aumento constante do número de vagas representou um pesado investimento estatal. Mas também dos próprios universitários que têm vindo as suas propinas sucessivamente aumentadas para o número mágico deste ano, nada menos do que €999.71 (15% de aumento ao ano…). Ainda por cima 24 mil estudantes defrontam-se com cortes nos benefícios sociais, o que representa um acréscimo significativo para as famílias. Razões para ficar desesperado? Nada disso! O sistema desenvolveu novos instrumentos de “solidariedade”: nada menos do que um pacote de empréstimos bancários, que permitem que os alunos recorram a estes instrumentos para frequentarem o curso onde foram aceites. Claro que estes estudantes irão apreciar no futuro o que é o sistema capitalista, tornando-os reféns (perdão clientes) dos respectivos bancos por períodos que nem imaginam. Mas se tivermos em conta que em 2010 15 mil clientes terão recorrido a este processo, com um aumento a um ritmo de cerca de 5 mil em cada ano, podemos ver que tal não os preocupa excessivamente e que esta progressão está na razão directa da demissão do Estado das suas funções. Para bem da saúde do sistema bancário.

Ler mais...
 
O debate político na AM de Vila Real Imprimir e-mail
29-Ago-2011

joel_rocha.jpgNo passado dia 27 de Junho de 2011 assisti mais uma vez aos trabalhos da Assembleia Municipal de Vila Real. Faço agora uma avaliação qualitativa, de mim para vocês. Existe um desvio colossal democrático, e veleidades que permitimos que aconteçam com passividade na AM.

Já me tinha apercebido anteriormente que a Camara Municipal é altamente ineficiente no que diz respeito a outros assuntos, nomeadamente de engenharia: que dizer das lâmpadas do salão nobre, é inevitável a sua substituição, mas o campo de visão dos nossos autarcas é muito periférico. O que os munícipes pagam sem avaliarem será sempre um cheque em branco. Mas chegar ao ponto dos membros da Mesa da Assembleia e de Deputados do Centrão da AM serem ineficientes, nas suas intervenções políticas é o cúmulo!

Ler mais...
 
Reconfiguração de marcha atrás Imprimir e-mail
22-Ago-2011

paulo_seara.jpeg

Desde a fundação do BE, o enraizamento local foi uma preocupação. A reconfiguração de marcha atrás do mapa autárquico português levanta questões que ainda nenhuma força política local ou movimento de cidadãos quis aprofundar, uma força política local está a negligenciar-se e olvida as populações do se vai passar quando entra silêncios ou fica á espera do que dizem e fazem António Costa e Rui Rio, promotores desta “reforma”. As cópias a papel químico serão o insucesso da “reforma”.

Um partido novo, que não acompanhou os movimentos tectónicos da revolução de abril, não convence no imediato territórios e os cidadãos em bastiões de esquerda. Mas não se pode acusar o BE de não estar em todas a lutas e da inexistência de BE no interior. Para compreender melhor este artigo coloco cinco perguntas e respostas para elucidar-vos sobre o essencial da reconfiguração do mapa autárquico; porque nos vão cortar as freguesias!?

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 19 - 24 de 58
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg
Jornal Orçamento

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
Revista Vírus
© 2017 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.