Início arrow Opinião
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Opinião
Regionalização no Feminino Imprimir e-mail
10-Mai-2011

ariana_meireles.jpgirina_castro.jpgsofia_gomes.jpg





 

Há mais de 20 anos que o País urge por colocar em prática o processo de Regionalização de Portugal Continental. As assimetrias entre Norte e Sul, Litoral e Interior têm vindo a intensificar-se nos últimos anos, em particular as últimas, confrontando as regiões fronteiriças com Espanha com graves problemas de desenvolvimento, envelhecimento e desertificação.

O Bloco de Esquerda tem tido uma politica clara neste sentido. Francisco Louçã já se pronunciou diversas vezes sobre a sistematização da destruição do emprego nas regiões do interior,a escassez de alternativas e apontou a regionalização como o caminho para a justiça na economia no combate às assimetrias e na criação de emprego.

Ler mais...
 
Edison inventou a lâmpada, a CM de Vila Real ainda não "descobriu a polvora" Imprimir e-mail
09-Mai-2011

joel_rocha.jpgUma lâmpada pode passar despercebida ao olhar mais astuto, no entanto, numa época em que se fala de contenção orçamental redução do despesismo e falta de verbas para tantas outras coisas, é para mim muito intrigante como é que as pessoas que gerem o orçamento da Câmara Municipal de Vila Real ainda não descobriram que as lâmpadas que usam no Salão Nobre da Câmara Municipal gastam quase 4 a 6 vezes mais do que uma lâmpada fluorescente.

Ler mais...
 
O Complexo Moral de Rui Santos Imprimir e-mail
12-Abr-2011
paulo_seara.jpegRui Santos, presidente da Distrital do PS, deduz que a esquerda à esquerda do Partido Socialista vai ficar arrumada. A não passagem de Manuel Alegre à segunda volta presidencial e o chumbo da moção de censura constituem revezes conjeturais. O chumbo do PEC, não altera em nada o rumo da austeridade generalizada, e a estratégia do centrão que é estrutural. Aqui está o nosso alvo.

A Esquerda Socialista tem no âmago federar as esquerdas com o objectivo de ultrapassar o ciclo negativo do rotativismo, que vem afunilando cada vez mais a paz social em Portugal. As próximas eleições serão mais um paroxismo dessa estratégia.
 
Ler mais...
 
Pedreira ameaça Rio Maçãs Imprimir e-mail
17-Mar-2011
paulo_seara.jpegNo início deste mês de Fevereiro a Associação Protectora Amigos do Maçãs manifestou-se uma vez mais contra a instalação de uma pedreira de quartzo a 50 metros do Rio Maçãs, na fronteira entre Portugal e Espanha em Bragança. A povoação mais próxima, Quintanilha, dista 150 metros do local de instalação da pedreira. Esta questão arrasta-se desde 2008, sem que a Agencia Portuguesa do Ambiente apresente qualquer ideia sobre este tema, o ICNB, afirmou que o assunto não lhe compete, recordo que o Parque Natural de Montesinho é tutelado por esta entidade. Do lado espanhol, a Junta de Castela e Leão, chumbou o estudo de impacte ambiental duas vezes, objecto de discussão pública, e forneceu dados ao município de Bragança, que possibilitaram uma leitura da questão. A Associação Protectora do Maçãs, a Câmara Municipal de Bragança, a população local bem como as localidades ribeirinhas, demonstram grande preocupação. Do lado do estado português, o silêncio e a negligência podem sair caro ao Maçãs.
 
Ler mais...
 
Revolução de Jasmim Imprimir e-mail
22-Fev-2011

paulo_seara.jpegOs protestos entraram na capital após um mês de motins. Assim aconteceu a revolução de Jasmim.

No dia 14 de janeiro, Ben Ali, presidente da Tunísia há 23 anos foge para a Arabia Saudita, tendo a sua esposa levado num avião privado 1500 barras de ouro, após a fuga, o primeiro-ministro do partido governamental RDC, cria um governo de unidade nacional que engloba partidos da oposição, acto de generosidade discutível e convoca eleições no prazo de 60 dias. A proposta até parecia ambiciosa, democrática, mas a veloz proposta para acalmar a população não mereceu confiança.

O governo tentou pela via democrática a manutenção do poder, e eleger um parlamento débil, um governo desbotado, e aclamar um ex colega de Ben Ali presidente. A população, não permitiu que tal acontecesse. A Tunísia presa a um regime autoritário, com uma economia dominada pela família do presidente, abriga uma sociedade com uma enorme pobreza, onde o desemprego brutaliza o dia a dia, 30% dos jovens adultos não têm emprego, e regra geral os empregos são comprados, sendo esse um exemplo maior da corrupção.

Ler mais...
 
Neo-liberalismo ataca Casa do Douro Imprimir e-mail
10-Fev-2011

paulo_seara.jpegO Alto Douro vive um amargo momento fruto de uma moderna filoxera, a filoxera da falta de visão por uma política de defesa das funções públicas da Casa do Douro. O vírus ataca as fundações da maior e mais prestigiada organização duriense, retira-lhe poderes e competências, sitia os funcionários com o garrote dos salários em atraso, exaspera os seus líderes, deprime sócios que não vislumbram a saúde financeira, a sustentabilidade e a revitalização da sua associação. O que está em jogo nos socalcos da Região Demarcada não é só o mercado de vinho e a concorrência global, a qualidade do vinho e o controlo de preços, mas todo o desenvolvimento regional de Trás-os-Montes, pois o Alto Douro ainda é o seu grande pulmão económico. Os pequenos e médios viticultores sustentam grande parte da economia. A asfixia arquitectada pelas grandes cadeias de distribuição e pelas casas exportadores, com o beneplácito de sucessivos governos durante duas décadas, conduzirão o Douro à depressão a curto prazo. Vivemos agora da mais fina reserva. O oxigénio financeiro rareia. Os credores querem retornos. Faltam políticas públicas de emprego e desenvolvimento. A fuga das mais valias fiscais das grandes empresas e a calcificação dos apoios comunitários para os pequenos viticultores vão provocar o rebentamento de uma bolha social. Queremos novos mortórios e a depressão no próximo futuro para os turistas degustarem por este rio acima!?

O Bloco de Esquerda está comprometido em inverter esta sinistra marcha.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 31 - 36 de 58
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.