Início arrow Agenda arrow Teatro legislativo - Estudantes por Empréstimo
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Teatro legislativo - Estudantes por Empréstimo Imprimir e-mail
28-Fev-2010
Vila Real-UTAD,
 dia 1 de Março, pelas 17h no Auditório do Engª Florestais



Estudantes por Empréstimo é uma peça de teatro-fórum criada por um grupo de estudantes do ensino superior e conta uma história que é comum a milhares de jovens em Portugal. Esta peça vai percorrer as principais escolas do ensino superior no nosso país e vai desafiar os estudantes e quem quiser participar a mudar o rumo à história, a propor outras formas de agir na situação representada e a pensarem e sugerirem as medidas políticas que podem ajudar a resolver os problemas que a peça apresenta. É uma forma de discutirmos a nossa vida e o que a limita e de usar o teatro para democratizar a política. Estudantes por Empréstimo sustenta o primeiro projecto de Teatro Legislativo em Portugal, que culminará numa audição na Assembleia da República, no dia 3 de Maio de 2010, promovida pelo Bloco de Esquerda, e onde algumas das sugestões do público serão transformadas em iniciativas legislativas.

 Blog Estudantes por Empréstimo


Sinopse da peça

A Ana acabou de entrar para o Ensino Superior. Precisa de bolsa para conseguir estudar, mas vai ser mais difícil do que pensava. Vendo a bolsa rejeitada, tenta fazer alguma coisa. Mas nem todos os colegas acham que valha a pena protestar, porque fica sempre tudo na mesma. Há professores que lhe fazem avisos sobre a sua impertinência. E a Reitoria apresenta-lhe soluções que não a convencem. Será que a única solução é contrair um empréstimo? Ou as coisas poderiam ser diferentes? Que obstáculos é que a Ana encontra? Que comportamentos e que leis ajudariam a que esta história tivesse um outro final? Se fosse possível mudar alguma coisa nesta história, o que mudarias?


Quem somos?

Somos um grupo de estudantes e de activistas que não se conforma com a ideia de que devemos ser espectadores passivos da realidade. Participamos em grupos diferentes nas nossas escolas e encontramo-nos para fazer com o Bloco de Esquerda este projecto de Teatro Legislativo.

Somos, entre outros que têm ajudado e que virão a participar neste projecto:

Amarílis Felizes, Adriano Fontes, Catarina Cruz, Catarina Príncipe, Diogo Silva, Irina Castro, Joana Cruz, João Mineiro, Jorge Cardoso, José Miranda, Luísa Morais, Marta Calejo, Nuno Moniz, Ricardo Sá Ferreira, estudantes que construiram a peça e que a interpretam.

José Soeiro, curinga de Teatro do Oprimido, sociólogo, responsável pelo projecto e deputado do Bloco de Esquerda, membro da Comissão de Educação e Ciência.

Amarante Abramovici, cineasta, que fará o registo em vídeo deste processo.


Sabe mais em:
http://estudantesporemprestimo.wordpress.com/


Vídeo de Apresentação
http://www.youtube.com/watch?v=yVEfEwwVlaQ

Dia 1 de Março, pelas 17h no Auditório do Engª Florestais, NãO FALTES

Tu podes mudar o fim da História
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg
Jornal Orçamento

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
Revista Vírus
© 2020 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.