Início arrow Opinião arrow Vila Real em 7.º lugar nos Distritos com mais Vítimas de Violência Doméstica
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Vila Real em 7.º lugar nos Distritos com mais Vítimas de Violência Doméstica Imprimir e-mail
17-Mai-2008

ariana_meireles.jpg“A casa é de facto, o lugar mais perigoso da sociedade moderna. Em termos estatísticos, seja qual for o sexo e a idade, uma pessoa estará mais sujeita à violência em casa do que numa rua à noite” Anthony Giddens

 Vila Real é o sétimo distrito com maior incidência de casos de violência doméstica registados pela APAV (dados de 2007). Logo a seguir às grandes cidades como Lisboa, Porto, Coimbra e Braga. Estes dados não só são preocupantes como reflectem uma parca alteração nos costumes e mentalidades que mantêm a violência sobre a mulher enraizada na nossa cultura.

As mudanças existem mas lentas: as mulheres não conhecem nem usufruem dos direitos que têm ao seu alcance de forma a não continuarem submissas a situações de injustiça; a nível jurídico verifica-se uma grande discrepância entre a lei e a sua aplicação; e a polícia continua maioritariamente a remeter os casos de violência doméstica para situações do foro privado e familiar. De facto foi o remeter este tipo de casos para o domínio privado que, durante muito tempo afastou a violência sobre as mulheres do campo legal e de qualquer influência das instituições.

A família nas nossas sociedades é um sistema desigual e o casal é assimétrico em termos de poder. Mas, a análise desta problemática não pode ser feita apenas ao nível da família e da relação homem-mulher limitada ao espaço doméstico. Esta hierarquia de género tem como fundo todo um enquadramento social mais abrangente que condiciona e constrange a relação conjugal e familiar. O papel da mulher na sociedade enquanto indivíduo no espaço público continua a ser pautado pela distribuição desigual de poder e pelo posicionamento discriminatório da mulher na sociedade. Desta forma é necessária uma democratização no domínio público para que se forneçam condições essenciais para a democratização das relações pessoais.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
© 2022 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.