Início arrow Noticias arrow Catarina Martins denuncia perigo de desabamento do Mosteiro de Santa Maria das Júnias em Montalegre
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Catarina Martins denuncia perigo de desabamento do Mosteiro de Santa Maria das Júnias em Montalegre Imprimir e-mail
10-Set-2010

mosteiro_de_santa_maria_das_junias.jpgA deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins exigiu hoje uma intervenção urgente do Ministério da Cultura para a protecção das ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias. O avançado estado de degradação deste Monumento Nacional, classificado em 1950, faz temer a sua completa derrocada durante o próximo Inverno e é o espelho da falência da política de preservação do Governo.

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias possui um inegável significado histórico da região e tem intensa procura, sendo uma das mais importantes atracções turísticas do distrito de Vila Real. Os avisos “Ruína instável” e “Risco de desabamento”, colocados em várias zonas do cenóbio, atestam o risco de desmoronamento e a urgência de obras de consolidação. Porém, o IGESPAR e a Direcção Regional da Cultura têm-no votado ao esquecimento.

 A deputada bloquista considera que esta é uma situação inaceitável e quer que o Ministério da Cultura esclareça se tem algum projecto de intervenção global que enquadre a conservação e recuperação daquele Monumento Nacional situado no Parque Nacional da Peneda Gerês.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.