Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Cordão humano pelo regresso do comboio da Linha do Corgo Imprimir e-mail
02-Abr-2011
Neste sábado, um cordão humano em volta da estação de Vila Real reivindicou o regresso do comboio da Linha do Corgo, que foi encerrada há dois anos por razões de segurança. A acção foi convocada pelo Movimento Cívico pela Linha do Corgo.

“Não se justifica que uma obra de 23 milhões de euros demore dois anos a concretizar-se quando outros investimentos da REFER, que custam 70 milhões de euros para três quilómetros, andam para a frente”, disse Daniel Conde, do Movimento Cívico pela Linha do Corgo (MCLC).

Segundo a agência Lusa, no cordão humano, convocado pelo MCLC, participaram antigos passageiros, que agora são obrigados a viajar em transporte alternativo. Estiveram também presentes militantes do Bloco de Esquerda e do Partido Ecologista Os Verdes (PEV), que apoiaram a acção.

O deputado Heitor de Sousa do Bloco de Esquerda, que esteve presente no cordão humano, defendeu o regresso do meio de transporte “mais ecológico e ambientalmente sustentável” e criticou as “decisões erradas” do Governo PS que estão a pôr em causa o transporte ferroviário.

A Linha do Corgo foi inaugurada há 105 anos. O caminho-de-ferro chegou a ligar o Peso da Régua, Vila Real e Chaves a partir de 1921, mas, em 1990, foi suspenso o troço de ligação ao Alto Tâmega. A linha que ligava a Régua e Vila Real foi encerrada há dois anos por razões de segurança, deveria ter sido objecto de obras no valor de 23,4 milhões de euros e reabrir até ao final de 2010. Mas continua fechada.

Daniel Conde do movimento defende a reabertura da linha até Chaves: “Esta é uma região com uma enorme potencialidade. É a maior região termal do país, está próxima de Espanha e Chaves possui a única plataforma logística do país que não tem caminho-de-ferro. Não faz sentido nenhum a linha do Corgo continuar no marasmo em que está”.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
© 2021 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.