Início arrow Opinião arrow O debate político na AM de Vila Real
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







O debate político na AM de Vila Real Imprimir e-mail
29-Ago-2011

joel_rocha.jpgNo passado dia 27 de Junho de 2011 assisti mais uma vez aos trabalhos da Assembleia Municipal de Vila Real. Faço agora uma avaliação qualitativa, de mim para vocês. Existe um desvio colossal democrático, e veleidades que permitimos que aconteçam com passividade na AM.

Já me tinha apercebido anteriormente que a Camara Municipal é altamente ineficiente no que diz respeito a outros assuntos, nomeadamente de engenharia: que dizer das lâmpadas do salão nobre, é inevitável a sua substituição, mas o campo de visão dos nossos autarcas é muito periférico. O que os munícipes pagam sem avaliarem será sempre um cheque em branco. Mas chegar ao ponto dos membros da Mesa da Assembleia e de Deputados do Centrão da AM serem ineficientes, nas suas intervenções políticas é o cúmulo!

Digo ineficientes porque a intervenção reiterada de alguns elementos deste órgão em nada contribuíram (positiva ou negativamente) para o debate de ideias e para a formação de opiniões contra ou a favor dos pontos em aprovação na ordem de trabalhos para esta assembleia.

Recordo-me que, o presidente da mesa da AM fez pelo menos três intervenções onde revelou detalhes da sua vida particular que em nada contribuiu para as decisões tomadas pelos deputados presentes na referida Assembleia, nem trouxe nada de útil ao debate político, contribuindo apenas para a morosidade dos trabalhos da mesma.

Houve ainda deputados que apesar de não terem opinião formada sobre os assuntos em debate, usaram da palavra para dizer exactamente isso: Que não tinham opinião formada sobre o assunto. Ora, se fossem obrigados a usar da palavra, eu ainda compreendia este tipo de intervenções, mas quando estas são voluntárias... Fico sem palavras... A política necessita de voltar a ser politizada, para encontramos vias alternativas para resolver problemas antigos.

Para além destas situações, gostaria também de notar que Pedro Passos Coelho, PM, fez com que cerca de 100 pessoas perdessem uma hora das suas vidas, à espera de uma entrada majestosa que teve a pomposa circunstância do atraso. Se contabilizarmos que cada um dos funcionários e deputados custam em média 5 euros por hora, chegamos à conclusão que este cidadão provocou um desperdício de pelo menos 500€. Já para não falar do custo de uma viagem de ida e volta de avião de Lisboa para Vila Real, as escoltas policiais e outras forças de segurança que têm de estar “a postos” e mais sabe-se lá o quê. São trivialidades destas de colocam o país a viver acimas das suas possibilidades; foi uma despedida de Passos Coelho, exorbitante, à grande e à portuguesa. Posteriormente durante as comemorações do aniversário da cidade, o PM Pedro Passos Coelho foi louvado com a medalha de ouro da cidade, presente pelos serviços que prestou na AM? Singularidades e simpatias do executivo PSD, que se esquece do voto a favor da introdução de portagens na SCUT A24, que Passos Coelho abençoou. O PS abespinhou-se com o regulamento, por permitir veleidades honoríficas, mas não teve coragem de aprofundar a questão. Atiraram-se ao nevoeiro, assim, não será em 2013 que ganham a autarquia.

E apesar do atraso de cerca de uma hora de Pedro Passos Coelho, que contribuiu ainda mais para a morosidade dos trabalhos da Assembleia, foi recebido com aplausos e palavras de conforto. É assim que se premeia o contributo do Pedro Passos Coelho para a diminuição da produtividade e eficiência em Portugal? E assim os mitos cristalizados do neoliberalismo, se transformam em desmitos.

Tudo isto para ir à Assembleia Municipal cumprir um “protocolo” que poderia muito bem ter sido evitado dado que existe outra forma de cumprir esta formalidade: por carta, por um terceira pessoa, ou até pelas novas tecnologias.

Por isso queria pedir a todos, que se concentrassem nos assuntos em debate e que contribuíssem para a rectidão e razão dos trabalhos da Assembleia Municipal.

Se querem que Portugal seja mais produtivo essa produtividade começa aqui e agora!?

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
© 2022 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.