Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Enfermeiros de Vila Real protestam: governo rouba aos enfermeiros para comprar carros aos gestores! Imprimir e-mail
08-Abr-2009

"Governo rouba aos enfermeiros para comprar carros aos gestores"Um pouco por todo o país 2500 enfermeiros estiveram presentes em manifestação nos "Espaços de Indignação". As palavras de ordem gritadas bem alto faziam ouvir  "Queremos uma carreira para a enfermagem inteira"; "Trabalho sim, precariedade não"; "Queremos remuneração adequada à formação". As cidades que tiveram maior concentração foram Coimbra, Porto e Vila Real. Segundo os dados do SEP, 400 enfermeiros de Vila Real juntaram-se no passado dia 3 de Abril em frente ao Governo Civil para mostrarem a sua indignação contra o Ministério da Saúde, considerando ser um verdadeiro insulto a nova proposta da carreira da enfermagem apresentada aos sindicatos.

As reivindicações dos enfermeiros passam pela necessidade de empregar mais enfermeiros, por uma remuneração justa e adequada e o pagamento das horas extraordinárias, estão contra a precariedade escalante e exigem a valorização do trabalho que prestam.

Em relação à proposta da carreira da enfermagem, os enfermeiros estão contra pois mantém a existência de 2 categorias - enfermeiro e enfermeiro principal.

A existência de categoria de enfermeiro principal  só  veio limitar a possibilidade de todos os enfermeiros atingirem o topo da carreira, uma vez que esta segunda categoria só é alcançada por alguns, estando ainda os enfermeiros especialistas condicionados a abertura de vagas e concursos.

No que respeita à categoria de enfermeiro estes não têm possibilidade de atingir o o topo da carreira  como os restantes licenciados da carreira técnica superior. Ainda nesta categoria as regras de progressão remuneratória são as mesmas de Regime Geral, sendo necessário que estes enfermeiros  trabalhem 50 anos para conseguirem atingir o topo da categoria.

Os enfermeiros consideram também que é intolerável que não tenham a devida valorização económica inerente à aquisição da licenciatura, sendo que já há 11 anos a esta parte estão a ser formados enfermeiros licenciados continuando a ser remunerados como bacharéis.

 

 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg
Jornal Orçamento

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
Revista Vírus
© 2018 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.