Bloco entrega listas eleitorais Imprimir e-mail
04-Ago-2013
O Bloco de Esquerda (BE) entregou as listas eleitorais na passada quinta-feira, dia 1 de Agosto, apresentando candidatura para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Real.

lista2013.jpg

Foi o primeiro partido a fazê-lo, tal como foi o primeiro partido a apresentar o programa eleitoral e cabeças de lista. Isto demonstra a capacidade de organização do BE e que não nos queremos remeter a um papel de figurantes na bipolarização que se verifica no município. Pelo contrário, o BE pugna por uma forte representação, porque só deste modo será possível uma visão estratégica que não fique dependente dos interesses pessoais de alguns candidatos.

As listas incluem elementos de múltiplas áreas de atividade e de distintas faixas etárias, diversidade de que nos orgulhamos e que não põe em causa uma equipa coesa. Integra também elementos do BE e uma quantidade assinalável de candidatos e candidatas independentes, 19 elementos que se associaram a este projecto, todos com uma forte vontade de contribuir para uma forte representação do BE nos órgãos autárquicos, o que é o mesmo que dizer que queremos pôr em causa os interesses instalados.

A lista para a câmara tem 4 homens e 5 mulheres, uma equipa qualificada para enfrentar os problemas do concelho e liderar os destinos do município, nomeadamente Rui Cortes, cabeça de lista, professor catedrático na UTAD na área do Ambiente, com os restantes candidatos com formação e experiência na área social, psicologia, saúde, direito, cultura.

Para a Assembleia Municipal a candidatura conta com a continuação do actual deputado municipal Carlos Santos, um jovem que desde há dois anos tem vindo a desempenhar um papel intenso de debate e propostas na Assembleia Municipal e que faz parte da Comissão Nacional Autárquica do BE, seguido por Filipe Rolão que já desempenhou as mesmas funções.

Para a Assembleia de Freguesia da União de Freguesias de Vila Real o cabeça de lista é Carlos Gomes, com décadas de entusiástica participação na vida da nossa cidade.

Os objectivos centrais desta candidatura traduzem-se sinteticamente por uma maior democracia e transparência na gestão autárquica, actualmente uma máquina paquidérmica e opaca.

Defendemos a implementação de  condições que impliquem uma melhoria da qualidade de vida, e que não estejam subjugadas ao interesse dos grandes empreiteiros, favorecendo a requalificação urbana e os espaços verdes ao invés da urbanização descontrolada. Realização de actividades culturais descentralizadas, permitir melhores infra-estruturas desportivas e critérios justos de apoio ás associações desportivas, reavaliar e ultrapassar as carências gritantes existentes na área educativa, etc. Mas acima de tudo destacamos a criação de mecanismos que visem apoiar os cidadãos perante a grave crise social, pelo que desejamos criar as estruturas que respondam ás situações dramáticas em que muitos vila-realenses se encontram.