Início arrow Opinião arrow Diz que é uma espécie de democracia
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Diz que é uma espécie de democracia Imprimir e-mail
21-Jun-2009

ariana_meireles.jpgTemos assistido a alguns espectros moribundos da política a defenderem com unhas e dentes a oligarquia que ainda sustem as suas poltronas do poder. E tão confortavelmente sentados fazem malabarismos incompetentes com conceitos que não se devem confundir.

E ouvimos assim dizerem que é a democracia que defendem, quando na realidade a democracia é o pior dos seus pesadelos. A democracia plural, a democracia menos representativa e mais directa, mais participada com a voz de todos os portugueses que fazem o país. Esta voz faz tremer as suas poltronas e por isso tentam desesperadamente manter o poder que é só deles, um poder de poucos em benefício próprio.

Com estas últimas eleições que reafirmaram o crescente voto de confiança depositado pelos portugueses na alternativa segura que é o Bloco de Esquerda, fica cada vez mais próximo o momento em que essa cadeira cairá e o tombo será grande. Porque os portugueses querem efectivamente romper com esta espécie de democracia coxa onde só alguns privilegiados dogmaticamente se impõem como únicos com capacidade para (des)governar.

E enquanto a cadeira balança, cai não cai, vão-se agarrando à última arma que têm, que está longe de ser um debate sério no plano das ideias, só lhes resta regressarem ao discurso à Estado Novo na tentativa de colagem de rótulos velhos que já não colam, ao insulto ou tentativa de insulto e à desinformação deliberada.

E por isso vemos correr muita baba de ódio contra o Bloco e contra a democracia pluralista. A riqueza do Bloco é exactamente a pluralidade de contribuições convergentes de cidadãs e cidadãos, de forças e de movimentos que se comprometem com a defesa intransigente da liberdade e contra o castramento da democracia e o seu afunilamento, que adestra e prende o povo a uma espécie de democracia que só deixa como forma de expressão democrática o voto, para logo esvaziar o espaço da voz de todos na resolução dos problemas que enfrentamos no nosso país, na nossa cidade, no nosso bairro.

No Bloco de Esquerda lutamos por uma democracia plena e não por uma democracia açaimada, lutamos por uma pluralidade ideológica contra o rotativismo político da linha única de pensamento que se mantém estagnada mesmo em tempo de crise. Lutamos pelo Socialismo democrático, plural e participado na defesa da responsabilidade pública e dos serviços públicos contra a desigualdade social. Lutamos por um Socialismo moderno, produtivo e economicamente viável, mas que coloca em primeiro as pessoas e não a acumulação descabelada de lucros pois conhecemos bem o que isto nos trouxe.

Os portugueses pedem a transformação social urgente e sabem bem de que lado está o Bloco de Esquerda. Desengane-se quem desesperadamente usa discursos bolorentos para estigmatizar e rotular de forma pouco séria um movimento político. Toda a gente corre o risco de estar mal informada. Mas pior que estar mal informado é desinformar deliberadamente.

(Publicado no Jornal "A Voz de Trás os Montes")

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.