Início arrow Opinião arrow Casa do Douro
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Casa do Douro Imprimir e-mail
21-Set-2009
alda_macedo.jpgA região do Douro, | a mais antiga e mais prestigiada região demarcada e regulamentada do mundo, tem vindo a atravessar um crise muito particular que resulta no empobrecimento dos pequenos produtores e dos trabalhadores rurais. Em muitas quintas os salários estão em atraso durante meses consecutivos e os pequenos produtores debatem-se com dificuldades de comercialização dos seus vinhos. Promover as marcas "Douro" e "Porto" nos mercados internacionais é a intervenção mais importante.
 
A política tanto do PSD como do PS tem sido a de beneficiar os grandes produtores do Douro e permitir o estrangulamento do pequenos produtores que têm visto os seus rendimentos diminuir drasticamente.
 
É neste campo que a Casa do Douro pode e deve cumprir a sua missão de liderança associativa dos viticultores durienses, pode e deve desempenhar uma função essencial de coordenação de esforços entre produtores e cooperativas e defendê-los diante da pressão dos exportadores. Este papel de serviço público da Casa do Douro foi profundamente afectado pela crise que ela tem vindo a atravessar.
 
Na legislatura anterior o Bloco de Esquerda apresentou um Projecto de Resolução na Assembleia da República que foi aprovado e no qual se recomenda ao governo a realização de um plano de saneamento financeiro da Casa do Douro e uma clarificação legislativa no sentido de balizar as competências próprias da Casa do Douro que, na nossa opinião, deve ter um papel fundamental para a sustentabilidade da região. Estas recomendações foram aprovadas mas falta a vontade política para as tornar realidade.
 
A situação de desespero em que vivem os pequenos produtores e os assalariados, como de tantas cooperativas, só pode ser resolvida com um plano de acção direccionado para a sustentação da comercialização e a valorização da produção.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
© 2022 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.