Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







BE questiona falta de apoio a viticultores do Norte Imprimir e-mail
30-Jan-2010
BE questiona falta de apoio a viticultores do Norte

A flavescência dourada é considerada uma das doenças cloróticas maisgraves da vinha. Por isso, esta doença faz parte, desde 1993, da listados organismos de quarentena da União Europeia.

Durante muito tempo julgou-se que Portugal não reunia as condiçõesclimáticas favoráveis ao desenvolvimento completo do ciclo do insecto,vector da doença. No entanto, desde 1999 que têm sido identificados insectos e casos de doença, sobretudo nas regiões do Douro, e Entre Douro e Minho.

A doença está a alastrar-se gravemente no norte do País, sem que oMinistério da Agricultura esteja a responder adequadamente a esteproblema, segundo acusam os vários viticultores cujas produções estão aser afectadas por esta doença. Assim, o Bloco de Esquerda questiona oGoverno, através do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rurale das Pescas, sobre qual é a situação de alastramento do vector edoença da flavescência douradano país? Quais os danos contabilizados pelo Ministério ao nível daprodução vitícola e perdas económicas para os produtores? Considera oMinistério que as medidas previstas de controlo do vector edoença são suficientes e estão a ser devidamente aplicadas? Comojustifica o Ministério a ausência de acções de fiscalização eacompanhamento no terreno por parte dos seus serviços, o que está ainviabilizar a aplicação das medidas de controlo fitossanitário, como oarranque dos pés doentes, nomeadamente em vinhas abandonadas, em tempoútil?Vai o Ministério adoptar medidas de urgência para controlar oalastramento da doença e conter os já sentidos prejuízos para osviticultores? Veja aqui as perguntas ao Governo.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.