Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







vilareal@bloco.org
Catarina Martins denuncia perigo de desabamento do Mosteiro de Santa Maria das Júnias em Montalegre
10-Set-2010

mosteiro_de_santa_maria_das_junias.jpgA deputada do Bloco de Esquerda Catarina Martins exigiu hoje uma intervenção urgente do Ministério da Cultura para a protecção das ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias. O avançado estado de degradação deste Monumento Nacional, classificado em 1950, faz temer a sua completa derrocada durante o próximo Inverno e é o espelho da falência da política de preservação do Governo.

O Mosteiro de Santa Maria das Júnias possui um inegável significado histórico da região e tem intensa procura, sendo uma das mais importantes atracções turísticas do distrito de Vila Real. Os avisos “Ruína instável” e “Risco de desabamento”, colocados em várias zonas do cenóbio, atestam o risco de desmoronamento e a urgência de obras de consolidação. Porém, o IGESPAR e a Direcção Regional da Cultura têm-no votado ao esquecimento.

 A deputada bloquista considera que esta é uma situação inaceitável e quer que o Ministério da Cultura esclareça se tem algum projecto de intervenção global que enquadre a conservação e recuperação daquele Monumento Nacional situado no Parque Nacional da Peneda Gerês.

 
Socialismo 2010
13-Ago-2010

Socialismo 2010

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Bloco de Esquerda vai organizar nos próximos dias 27 a 29 de Agosto a 4ª edição do Socialismo, “Socialismo 2010 – Debates para a Alternativa”.
O Socialismo é um Fórum de Ideias aberto e plural sobre Política, Ciência, Cultura e Sociedade. No seguimento das anteriores edições se...rão organizados cerca de 50 debates, seminários e workshops que, ao longo de três dias, irão abordar não só as questões centrais da actualidade mas também o que não está e devia estar presente no debate público.

Este ano o Socialismo acontece na Escola Secundária Sá de Miranda, em Braga.

Descarrega o programa e convida os teus amigos.
http://www.bloco.org/transfer/programa_socialismo_2010.pdf
 
A justiça portuguesa não tem sabido combater a corrupção
15-Jul-2010

Comício Vila RealA notícia da redução da pena aplicada a Isaltino Morais deu o mote para um discurso sobre o combate à corrupção em Portugal.

No comício do Bloco de Esquerda em Vila Real, Francisco Louçã criticou a forma como a justiça portuguesa trata os casos de corrupção. “Pode, portanto, haver no nosso país e em democracia alguém que o tribunal diz, que é garantido, que falsificou as contas perante o fisco para não pagar impostos e que branqueou dinheiro, ou seja, lavou dinheiro escondendo a sua origem e que continua com a responsabilidade de dirigir uma Câmara que é até uma das mais importantes do país”, afirmou o dirigente bloquista, citado pela Lusa.

Ler mais...
 
Comício de Verão em Vila Real
06-Jul-2010

Comício em Vila Real

com Francisco Louçã, Pedro Soares e Alda Macedo

Terça-feira, dia 13, às 21h30 em frente à Câmara Municipal


SEMPRE OS MESMO A PAGAR

José Sócrates, Passos Coelho e Cavaco Silva estão de acordo: todos querem aumentar impostos e cortar no apoio aos desempregados e aos mais pobres. Uma solução à medida dos interessados de quem nos mergulhou na crise.

No último ano a banca beneficiou de milhares de milhões de euros em ajudas públicas para conseguir dinheiro a juros baixos nos mercados internacionais. Mas em vez de colocar esse dinheiro ao serviço da economia preferiu especular contra as dívidas públicas portuguesas e grega, obrigando-nos a pagar-lhes juros bem acima dos restantes países.

As medidas do PEC colocam a austeridade nos ombros de quem trabalha e de quem já perdeu o emprego. Os primeiros pagam mais impostos e vêem reduzido o salário, enquanto os segundos vão perder os apoios sociais, apesar de muitas vezes terem anos de descontos. Numa altura em que o desemprego bate recordes, metade dos desempregados já não recebe qualquer apoio.

O bloco central do PS e PSD protege este assalto aos trabalhadores. Pelo contrário, o Bloco de Esquerda defende que é altura de pedir sacrifícios a quem nunca os fez: especuladores, banqueiros, administradores com bónus e salários milionários, e todos os que fogem ao fisco escondendo as suas fortunas em off-shores.


VENHA CONHECER AS PROPOSTAS DO BLOCO PARA RESPONDER À CRISE

 
Assembleia Municipal de Vila Real aprovou uma ilegalidade
04-Jul-2010

Na passada quarta-feira dia 30 em sessão ordinária, a Assembleia Municipal votou favoravelmente com os votos do PSD, PS e CDU o 3º Ponto da Ordem dos Trabalhos. O executivo pretendia alterar um suposto erro que resultou da discussão pública do Regulamento e Taxas Municipais, exactamente o nº3 do Artigo 24º.

Este Artigo do Regulamento e Taxas Municipais está relacionado com a estimativa orçamental da obra a licenciar e o executivo concluiu que da discussão pública resultou uma taxa muito baixa e que ameaçava o orçamento municipal. Qualquer alteração ao Regimento é um novo procedimento, só podendo ser efectuada atravês de nova consulta pública (Artigo 118º nº1 do Código do Procedimento Administrativo). Acresce que entre a anterior Assembleia Municipal de 28 de Abril (onde se aprovou o novo Regulamento e Taxas Municipais) e a desta última quarta-feira, novos licenciamentos aprovados terão beneficiado de um periodo de saldos desta importante taxa municipal. Questionado o executivo em plena Assembleia Municipal pelo Bloco se algum licenciamento beneficiou desta taxa reduzida, o Presidente Manuel Martins disse não saber responder a esta questão.

O Bloco de Esquerda votou contra esta alteração e apresentou uma declaração de voto (clicar em ler mais).

Ler mais...
 
Rita Calvário denuncia prepotência da REN no Douro Vinhateiro
27-Jun-2010

Rita Calvário, deputada do Bloco, acusou a Rede Eléctrica Nacional REN) de estar a instalar postes de alta tensão à revelia da lei, na zona do Douro Vinhateiro, classificada como Património da Humanidade, e vai questionar os Ministérios do Ambiente e da Economia.

Rita Calvário e Pedro Soares, que no passado fim de semana estiveram no Douro Vinhateiro, visitaram a Sociedade Vitivinícola de Santa Eufémia, onde a REN colocou postes de alta tensão, arrancando vinhas, sem autorização dos proprietários.

Para a deputada do Bloco “a REN está a usar o truque de dividir os troços da linha de Alta e Muito Alta Tensão para não ter de fazer a avaliação de impacto ambiental”, pois só quando estas linhas ultrapassam os sete quilómetros é que essa obrigação se verifica.

A situação é ainda mais grave dado que estas infraestruturas, de grande impacto visual, estão a ser instaladas numa zona cuja paisagem está classificada como Património Mundial da Humanidade.

Rita Calvário condenou a “arrogância e a prepotência da REN” e anunciou que o Bloco de Esquerda vai solicitar ao Governo que estude uma alternativa de traçado para aquela linha de Alta Tensão e que “seja sujeita a avaliação de impacto ambiental como manda a lei”.

 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 172 - 180 de 259
14449778_1017459351699565_1908966147365647017_n.jpg
O que quer o Bloco?
oet2.jpg
Jornal Orçamento

capajornalnov16.jpg

Legislativas 2015
Vota Bloco de Esquerda
Revista Vírus
Revista Vírus
© 2021 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.