Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







vilareal@bloco.org
(Des)Inauguração da Estação de Comboios de Vila Real
21-Jan-2012

 

"Ontem as linhas de ferro, Hoje os serviços públicos, Amanhã és tu a fechar!"

 
A Comissão Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda de Vila Real, vem através da seguinte nota de imprensa solicitar a informação de toda a população dos Municípios abrangidos pela extinta linha do Corgo, Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Peso da Régua, dos seguintes pontos, que são corroborados com a divulgação do vídeo que efectuámos no dia 19 de Janeiro de 2012, na Estação do Caminho de Ferro de Vila Real, que esperamos que seja divulgado.

 


Ler mais...
 
"A Agricultura e o Mundo Rural - o Futuro da PAC em Debate"
13-Jan-2012
pac_cartaz.jpg

Iniciativa conjunta do Bloco e do GUE. Ver convite e programa.
Lisboa, Livraria Ler Devagar, 22 de Janeiro às 10h.

 
Orçamento Municipal 2012 - Declaração de voto
27-Dez-2011

vra_logo.png
O orçamento do Município vilarealense encontra-se profundamente dependente da participação em 4 empresas municipais a 100%e 1 fundação (a 75%) além de 2 associações recentes (Douro Alliance e Douro Regia Park). Como se tal não fosse suficiente, propôe-se ainda criar uma nova Agência (a AEPLUS). Tal situação, que serviu para distribuir benesses partidárias pelas respetivas direções, torna as Grandes Opções do Plano (GOPs) e Orçamento completamente reféns dos pesados encargos inerentes. Não se vê qualquer adaptação destes instrumentos no contexto de crise atual, designadamente as que resultam nos cortes do OE para a Autarquia e na restrição de acesso ao crédito bancário. Não se assiste ainda a uma verdadeira descentralização de competências para freguesias, ao contrário do que é propalado. Na verdade estas receberão um pouco mais de 1 milhão de euros: parece muito, mas representa apenas quase 50 vezes menos da despesa do município…
Ler mais...
 
Pergunta ao Governo: CP põe à venda no estrangeiro composição ferroviária da Régua
23-Dez-2011
beparlamento_logo.png

Veio recentemente na comunicação social a notícia de que a CP teria tentado vender junto de museus ferroviários europeus o comboio histórico de via estreita estacionado na Régua.

Quem impediu a venda em nome da defesa do património português? A Federação Europeia de Caminhos-de-Ferro Turísticos através de um apelo que lançou aos vários museus para não comprarem o comboio de via estreita estacionado na Régua.

De acordo com a mesma notícia, a Federação considerou escandaloso que a empresa portuguesa pusesse à venda a composição em causa, não só por constituir um património raro, logo a preservar, como está em óptimo estado. Aliás, devido ao facto de o comboio se encontrar operacional estava já destinado à Linha do Vouga.

Diz ainda a notícia que foi também a Federação que comunicou ao Museu Nacional Ferroviário Português a tentativa de venda por parte da CP desta composição. Situação absolutamente insólita e que só permite deduzir a clara intenção de colocar este património nacional fora do país.

Esta situação está toda ela envolta em factos no mínimo estranhos. Ao que parece a iniciativa é da CP Frota, que gere o material circulante, tendo a unidade enviado um email a várias entidades estrangeiras solicitando que estes propusessem o preço correspondente.

Da parte da CP, e de acordo com o presidente da Fundação do Museu Nacional Ferroviário, a empresa terá afirmado que perante esta situação iria então dar prioridade ao museu português na compra da composição em causa. Ora, o museu alega que já tinha pedido à administração da CP a cedência da mesma, pois inclusivamente o museu tinha em curso até ao encerramento da Linha do Vouga um projecto de requalificação do complexo ferroviário daquela estação para ali albergar o comboio histórico e poder vir a dar-lhe utilização turística.

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda lamenta que as opções estratégicas da CP excluam o panorama nacional e que a preservação do património ferroviário português não seja umas das suas principais vocações.

Ler mais...
 
Quando é que o Goldman Sachs contrata Paulo Futre!?
12-Dez-2011

paulo_seara.jpegPara os Chineses a crise escreve-se com dois ideogramas, o perigo e a oportunidade. Mas no mundo ocidental os sábios da economia ligam mais à oportunidade. Já vi muito economista a dar conselhos quanto à sustentabilidade das finanças públicas e salvar o BPP; como Teixeira dos Santos; a sugerir mais sangue (austeridade) na economia como Medina Carreira; a marcar pontos com os novos métodos e organização do trabalho como Bagão Félix; a graduar os relatórios e as más notícias, como 1% de crescimento até 2050, como o rei mago Vítor Gaspar; Passos Coelho disse também que esta crise vai passar se empobrecermos. Se emigrarmos todos também passa, mas nenhum país do mundo quer 10 milhões de refugiados.

Ler mais...
 
José Soeiro presente no próximo Fórum Jovem
15-Nov-2011

José Soeiro, Sociólogo pela FLUP, dirigente da Mesa Nacional do BE, deputado durante a anterior legislatura,  membro do grupo de jovens do Bloco, e curinga do Teatro Fórum, vai ser o próximo convidado do Fórum Jovem.

Sendo um programa no qual os problemas dos jovens marcam presença, José Soeiro não irá faltar ao debate, e para além de diagnosticar os problemas atuais que marcam os jovens, apontará saídas e alternativas.

 
<< Início < Anterior | 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 | Seguinte > Final >>

Resultados 91 - 99 de 262
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.