Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







vilareal@bloco.org
Petição pelo alargamento do subsídio de desemprego
19-Jan-2010

Petição pelo alargamento do subsídio de desempregoO Bloco de Esquerda iniciou a recolha de assinaturas para uma petição pública que pretende reverter a situação insustentável de quase metade dos 600 mil desempregados que não têm este apoio social. Disponível em www.esquerda.net/desemprego.

Pode assinar online (e também imprimir a folha para recolha de assinaturas) aqui, no portal www.esquerda.net
Ler mais...
 
Política cultural: “Com menos, fez-se obviamente menos”
18-Jan-2010
Catarina Martins fala sobre Políticas CulturaisEm entrevista ao esquerda.net, a deputada Catarina Martins fala do Roteiro sobre Políticas Culturais que o Bloco promove até Março e afirma que pelas contas do governo “nem em 2012 se chegará sequer a 0,6% do Orçamento de Estado” para a Cultura.
 
Participe aqui no forum online Cultura e Direitos.
Ler mais...
 
Revisão do PDM de Vila Real
17-Jan-2010

 cm_vila_real.jpgAté 14 de Fevereiro estará em discussão pública o Plano Director Municipal  do Concelho de Vila Real (PDMVR).

Para o efeito, foi criado um espaço com o objectivo de permitir, a todos, um melhor conhecimento da proposta da Câmara Municipal para o Ordenamento do Território do concelho de Vila Real e possibilitar um tipo de participação que contribua positivamente para a definição da proposta final de revisão do PDMVR.

 
Avança retirada de carris da linha do Tua
21-Dez-2009
Avança retirada de carris da linha do Tua Uma empresa da zona do Porto já iniciou a retirada das travessas e carris da Linha do Tua, em alguns troços os carris continuam a ser furtados e destruídos.

Segundo o Movimento Cívico da Linha do Tua (MCLT), continuam a ser furtados e destruídos os carris no troço, já desactivado, entre Carvalhais e Bragança. Segundo o activista Daniel Conde, na freguesia de Romeu, Mirandela, já há entulho acumulado em frente à ponte e a passagem de nível foi destruída, os carris estão retorcidos e há montes de terra em cima do canal.

A Refer já afirmou que a intervenção da empresa tem a ver com os estudos geológicos para a construção da barragem do Tua, garantindo que os trabalhos "vão continuar". Sobre os furtos e destruições, a empresa garantiu não saber de nada, tendo o próprio chefe da linha se deslocado ao local para confirmar a situação e apurar responsabilidades.

Cerca de três quilómetros, compreendidos entre o túnel de Foz Tua e o apeadeiro de Tralhariz (Carrazeda de Ansiães), já não possuem carris. João Branco, da Quercus, considera uma ilegalidade o que estão a fazer e que a destruição da Linha do Tua constitui um rude golpe nas aspirações de desenvolvimento de um turismo ferroviário.

 
Sessão da Assembleia Municipal dia 27 de Novembro
24-Nov-2009

Sessão Extraordinária da Assembleia Municipal no dia 27 de Novembro de 2009, pelas 21,00 horas, no Pequeno  Auditório do Teatro Municipal  de Vila Real.

 Leia a seguir a ordem de trabalhos...

Ler mais...
 
Bloco questiona Governo sobre falhas no Plano Nacional de Barragens
21-Nov-2009

barragens.jpgO Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou um Projecto de Resolução recomendando a suspensão e revisão do Plano Nacional de Barragens (ler aqui) .

Foram também enviadas recentemente duas perguntas ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território (ler aqui) e ao Ministério da Economia da Inovação e do Desenvolvimento (ler aqui) sobre o mesmo assunto.

 

A avaliação por uma equipa de peritos europeus ao Plano Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroeléctrico (PNBEPH), a pedido da Comissão Europeia, é clara nas suas conclusões: o PNBEPH tem “lacunas graves” e não faz a “comparação adequada” entre os benefícios da construção das barragens e os seus custos ambientais, sobrevalorizando os primeiros.

Um dos pontos mais importantes do relatório é a construção da barragens colocar em causa o cumprimento da Directiva Quadro da Água no que diz respeito à garantia da qualidade dos recursos hídricos, a cumprir em 2015. Relembre-se que nesta Directiva é especificado que novas barragens só poderão ser construídas se forem equacionadas alternativas e se os seus benefícios forem superiores aos dos objectivos ambientais da própria Directiva. Ora, nem foram equacionadas alternativas energéticas às grandes barragens para cumprir os mesmos objectivos de política energética, nem os benefícios do PNBEPH são superiores aos objectivos ambientais.

Também os impactes negativos ao nível de ecossistemas sensíveis, afectando espécies ameaçadas e habitats importantes, nomeadamente em áreas da Rede Natura 2000, são apontados no relatório.

O relatório menciona claramente que o contributo energético do PNBEPH está sobreavaliado, o que poderá colocar mesmo em causa a viabilidade económica de algumas barragens previstas.

O Bloco de Esquerda considera que o PNBEPH deve ser imediatamente suspenso e reavaliado, dado o enorme impacto negativo sobre os recursos hídricos e os ecossistemas, e tendo em conta o seu contributo residual para o consumo energético nacional, na ordem dos 3%.

 Os objectivos de redução da dependência energética e das emissões de gases de efeito de estufa poderão ser melhor atingidos adoptando medidas simples e custo-eficientes para a poupança de energia, já que Portugal desperdiça 60% da energia que consome, assim como através do investimento na produção renovável que dê prioridade às soluções mais sustentáveis do ponto de vista ambiental e social
 
<< Início < Anterior | 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 | Seguinte > Final >>

Resultados 217 - 225 de 262
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.