|
05-Jun-2013 |
A convite do Club de Vila Real a todos os partidos políticos com listas já anunciadas para as eleições autárquicas, realiza-se este sábado, dia 8 de Junho, a tertúlia do Bloco de Esquerda neste espaço com Rui Cortes, candidato à Câmara Municipal de Vila Real. Aparece a partir das 21:30!
|
|
26-Mai-2013 |
Com a presença de Catarina Martins, coordenadora nacional, o Bloco de Esquerda apresentou hoje, dia 26 de Maio, a sua candidatura e programa autárquico à Câmara Municipal de Vila Real, Assembleia Municipal e Junta de Freguesia Urbana de Vila Real. Foi ainda apresentado o mandatário, João Bento, professor universitário na UTAD.
Na foto, da esquerda para a direita, Carlos Santos, candidato à Assembleia Municipal, Catarina Martins, Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Rui Cortes, candidato à Câmara Municipal e João Bento, mandatário.
|
Ler mais...
|
|
01-Mai-2013 |
- Foram chumbadas as nossas moções e proposta sobre a água ( moção 1 , moção 2 , proposta) com os votos do PSD, PS e CDS e os votos a favor da CDU e BE.
- Aprovado por unanimidade voto de louvor do BE ao cidadão Luís Filipe Teixeira por ter ganho o prémio de melhor cinematógrafo na curta-metragem "Em Terra Frágil" no Festival Internacional do Cairo, Moscars Al-Hurria IFF 2013, de entre 103 filmes concorrentes: voto de louvor
- Ainda no período antes da Ordem do Dia, interrogamos o executivo sobre a abertura de um estabelecimento de fast food (Subway) junto ao Liceu Camilo Castelo Branco na praça do município (no lado oposto à degradada Casa Diogo Cão) e quanto ao facto da vereadora Dolores Monteiro ter enviado um ofício às escolas para não darem comida às crianças cujos pais não tenham pago os encargos ao município; intervenção
- No ponto relativo ao relatório de contas, interpelamos sobre a brutal execução de impostos no município (198% em taxas e com um crescimento em 4 anos de 20,3% nos impostos indirectos e nos directos 3,4%), o facto de quase 50% das Grandes Opções do Plano não terem sido executadas (incluindo uma mísera taxa de execução de 0,83% para o aquecimento em jardins de infância - 30 euros em 9500 previstos, e de mais de 3% no ensino Básico I), e quanto ao facto de a EMARVR continuar a ver a sua dívida agravada, tendo passado de representar 53% da dívida do grupo município para 87%, com uma dívida de 6.800.000 €. Interrogamos ainda sobre a baixa execução em diversas obras como o Centro de Acolhimento a Investigadores, Terminal de Transportes, Centro de Ciência Viva, entre outros. Foi aprovado só com os votos do PSD (37 contra 20 do BE, PS, CDU e CDS)
- Foi aprovada a alteração do Mapa de Pessoal para integrar os trabalhadores da futuramente extinta Culturval na Câmara por unanimidade.
- O ponto 5 relativo à aprovação do júri para seleccionar o chefe de serviços de ambiente e mobilidade foi retirado por indisponibilidade do membro externo
- O ponto 6 relativo à isenção de IMT da empresa Vila Real Social por esta vir a poder ser integrada nas competências de Câmara foi retirado porque o Bloco apresentou ponto de ordem à mesa e requerimento para tal : não fazia sentido aprovar a isenção de IMT por um processo que ainda não decorreu. A oposição apoiou toda o requerimento do BE, e apesar dos deputados do PSD terem tentando contra-argumentar o executivo acabou por retirar o ponto.
A meio da Assembleia Municipal, ocorreu uma situação bastante incómoda, por ter sido publicada no site da Câmara a intervenção de Manuel Martins relativa à candidatura autárquica do PS, com o título: « Manuel Martins arrasa campanha "AVANÇAR" da candidatura do Partido Socialista» . Ora tal constitui uma situação de uso indevido de um espaço de informação pública, por apresentar de forma tendenciosa e partidária um comunicado de um órgão eleito. O mesmo comunicado foi enviado a toda a comunicação social estando já disponível nas páginas de alguns elementos locais, apesar de ter sido retirado após a denúncia da situação na AM. Podem consultar aqui o comunicado na íntegra .
O deputado municipal do Bloco de Esquerda,
Carlos Ermida Santos
|
|
30-Abr-2013 |
Caras e caros cidadãos de Vila Real, temos o prazer de anunciar que o Bloco de Esquerda irá apresentar os seguintes cabeças de lista ao município de Vila Real, após ter sido ultimado o programa a apresentar:
Câmara Municipal de Vila Real
Rui Manuel Victor Cortes
Com a idade de 57 anos, Professor Universitário Catedrático a trabalhar em Ambiente e Recursos Hídricos na Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro (UTAD) onde tirou o doutoramento, membro da Comissão Coordenadora de Vila Real e fundador do núcleo do Bloco de Esquerda de Vila Real.
Desempenhou ainda funções em regime de substituição na Assembleia Municipal de Vila Real
Assembleia Municipal de Vila Real
Carlos Ermida Santos
Com a idade de 24 anos, actual deputado municipal do Bloco de Esquerda em Vila Real, em regime de substituição desde Setembro de 2011, licenciado em Tecnologias de Informação e Comunicação na UTAD, membro da Comissão Coordenadora de Vila Real e membro da Comissão Nacional Autárquica do Bloco de Esquerda.
Junta de Freguesia Urbana de Vila Real (resultante da união das freguesias de Nossa Senhora da Conceição, S. Dinis e S. Pedro)
Carlos Manuel Moreira Gomes
Com a idade de 62 anos, reformado, antigo professor de educação física, membro da Comissão Coordenadora de Vila Real e fundador do núcleo do Bloco de Esquerda de Vila Real.
De futuro será anunciada a data da conferência de imprensa de apresentação das candidaturas e do programa.
|
|
|