Início arrow Opinião
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Opinião
A Televisão Digital Terrestre não é para tod@s Imprimir e-mail
15-Ago-2011

carlos_santos.jpgCom o aproximar da data da 1ª fase de encerramento do sinal analógico em Janeiro do próximo ano, o qual já abrange parte do distrito de Vila Real, e que permite aos agregados familiares assistirem aos quatro canais generalistas na Televisão, é de denotar a falta de informação que as entidades responsáveis pela TDT (PT e ANACOM) têm fornecido às pessoas.

Claro que poderão argumentar que entregaram nas caixas de correio um jornal informativo do que é a TDT, como se irá proceder à transferência do antigo sinal analógico para o sinal digital e de como cada casa poderá obter acesso ao novo sinal mas a estética do dito jornal é facilmente confundível como um comum folheto de hipermercado ou de outro género de publicidade, sendo que a maioria das pessoas provavelmente nem olhou para o dito antes de proceder à sua destruição ou colocação no lixo.

Ler mais...
 
Os (des)valores da Universidade actual Imprimir e-mail
08-Ago-2011

irina_castro.jpg

As Universidades são uma ferramenta de “transformação social positiva”. Ou pelo menos são por mim assim entendidas. No entanto, são notórias as reproduções normativas - por vezes discriminatórias - existentes na sociedade reflectidas no quotidiano Universitário. Observemos por exemplo como a hegemonia da praxe académica determinou o aparecimento de uma classe exógena aos valores da Universidade, a consolidou, e transformou em senso comum os (des)valores por ela reproduzidos. Entendo como valores da Universidade o livre pensamento e a crítica, a democracia participativa e a interdisciplinar de conhecimentos, como formas de desconstrução de relações de poder opressivas reproduzidas pela sociedade.

Ler mais...
 
O ser irrepetível Imprimir e-mail
01-Ago-2011
paulo_seara.jpegTodos os artistas são seres irrepetíveis. A cultura nunca permanece igual, porque os seres irrepetíveis mudam as vírgulas ao texto. Nas artes, o Homem, como fonte primária da criação extravasa as suas pulsões artísticas para o grande leito cultural. A cultura não é só um fenómeno coletivo. Este novo modo de ver, está longe da reprodução folclórica, ou da visão capitalista. Não podemos ficar indiferentes, a cultura actualmente são os criadores, tudo, desde a mensagem prometeica ou a charlatanice, passa pelo individuo.
Ler mais...
 
Os Flavienses e a Austeridade: Uma História de Amor Imprimir e-mail
23-Jul-2011
paulo_justo.jpgPassadas umas semanas desde que tomou posse o novo governo, já algumas ilusões dos mais crédulos caíram por terra. A “gordura” do estado começou a ser removida com cortes no 13º mês de todos os ricaços que auferem mais do que o salário mínimo. Estamos sem dúvida no bom caminho, e para reforçar a ideia avança sem demoras uma sobretaxa do IRS. Não obstante, tratam-se apenas de medidas pontuais, pensarão alguns incautos voluntários, acreditando fielmente que a redução brutal do défice exigida num espaço temporal surreal se fará com exímia competência e benevolência. Os flavienses esqueceram-se de que os mais pequenos, pela sua insignificância e dependência, serão sempre os primeiros a ser sacrificados em nome de causas maiores. Quando nos entregamos a essas causas, abdicamos do nosso papel como agentes activos numa democracia que se quer verdadeiramente representativa. Aqui em terras flavienses olvidaram-se novamente disso em nome de uma fé cega por bandeiras de partidos políticos que se acham maiores do que as pessoas que representam.
Ler mais...
 
Referendar o Governo da Troika Imprimir e-mail
28-Mai-2011

paulo_seara.jpegA escolha de 5 de Junho, é tão simples como um referendo. Não o soubemos pela voz dos que disputam a paternidade do acordo da troika. Foi um artigo publicado pelo Wall Street Journal, ensombrando, umas eleições fitícias, pois sabemos a priori o programa que vamos escolher. E vamos escolher uma fatalidade que escancara as feridas da crise, sem milagres económicos? O programa da troika, não é uma mera linha de orientação versátil, é uma imposição cínica. Até a imprensa económica de direita como o The Economist, afirma que o acordo com a troika é suicida. Logo, não nos ausentamos das negociações por arrogância.

Ler mais...
 
Precários nos querem, Spartacus seremos. Imprimir e-mail
25-Mai-2011

luis_ribeiro.jpgDizia Hegel que a História repete-se sempre duas vezes, ao que Marx acrescentou: a primeira como tragédia e a segunda como farsa.

Antes do Capitalismo e do sistema anterior, o Feudalismo, existiu um sistema autocrático assente num modo de produção esclavagista: o Império Romano. E esta é a primeira parte da história, a tragédia. Aqui a classe dominante vivia do sobre-produto produzido pelos escravos. Estes, despidos de direitos sociais e consequentemente laborais apenas tinham o “privilégio” de serem alimentados de modo a garantirem o seu mínimo vital fisiológico.

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 25 - 30 de 58
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.