Início arrow Opinião
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Opinião
Ásia Central e a Energia: o busílis da política externa norte-americana Imprimir e-mail
18-Jun-2009

sofia_gomes.jpgFoi há alguns dias que me deparei com um artigo muito interessante num site de informação alternativa – www.alternet.org – sobre o Afeganistão, o Paquistão, a China, a Rússia, o Irão e os EUA. À partida, poderíamos pensar que estes países embora bastante ligados por circunstâncias inesperadas, não teriam nada em comum a não ser algumas fronteiras geográficas. Estamos errados.

Segundo o seu autor, Pepe Escobar, a Ásia Central representa um fonte de energia demasiado preciosa para que passe despercebida às três grandes potências: os EUA, a China e a Rússia. Os dois primeiros são os maiores consumidores de recursos energéticos fósseis; o terceiro necessita de controlar as fontes de energia do Cáucaso para continuar a ser o principal fornecedor do gás natural à Europa e assim manter o seu poder político. Não admira então que um dos maiores e mais complexos conflitos militares actuais esteja exactamente naquela zona: Afeganistão e Paquistão (Af-Pak). Estes dois países representam um corredor de passagem da energia que pode ser transportada tanto do Irão como do Turquemenistão (crê-se que ambos possuem vastas reservas de gás natural) em direcção à China Ocidental.

Ler mais...
 
Regionalização e descentralização Imprimir e-mail
15-Jun-2009
luis_vale.jpgA afirmação de que a regionalização não é um assunto consensual na sociedade portuguesa e a imposição de um novo referendo popular não deveriam obrigar o BE a aceitar uma qualquer regionalização. De facto, o PS irá incluí-la no seu programa eleitoral, o que deveria levar o BE a debater este assunto e, depois, apresentar aos portugueses a sua proposta. Aquilo que está escrito no projecto de programa não é, no meu entendimento, uma proposta alternativa ao que o PS defende, nem é uma proposta que consiga dar resposta ao problema efectivo que são as assimetrias regionais, a interioridade e o centralismo vigentes em Portugal.
 
Contributo de Luís Vale
Ler mais...
 
O que é Conservação? Imprimir e-mail
20-Mai-2009

irina_castro.jpgNo sentido literal, conservar um recurso - atmosfera, águas interiores, superficiais ou mediterrânicas, estuários, mar territorial, solo, subsolo, elementos da biosfera, fauna e flora - implica uma administração do uso humano da natureza.

Ler mais...
 
Biocombustiveis de 1ª Geração Imprimir e-mail
20-Mai-2009

irina_castro.jpgO balanço ambiental dos biocombustíveis depende entre outros, de factores como o tipo de agricultura praticada, o consumo de água e o impacte na biodiversidade quando as zonas de cultura substituem áreas de grande biodiversidade.

O principal problemas das tecnologias de 1º geração é que necessitam de importantes superfícies cultiváveis, sendo que uma parte importante das terras agrícolas vai ser utilizada para produzir biocombustíveis em vez de comida. O resultado obviamente é a subida do preço dos alimentos.

Ler mais...
 
May Day – “Precários nos querem, rebeldes nos terão” Imprimir e-mail
04-Mai-2009

sofia_gomes.jpgNa passada Sexta-feira, Primeiro de Maio, tive a oportunidade de participar na manifestação organizada pelo movimento May Day e que se juntou ao desfile da CGTP. Este jovem movimento, de expressão europeia, tem como principal objectivo chamar a atenção para a crescente precarização do vínculo laboral.

Ler mais...
 
As novas grandes barragens de que poucos falam…. Imprimir e-mail
06-Set-2008
rui_cortes.jpgEste empreendimento [Baixo Sabor] não foi suficiente: surgiram logo depois da sua aprovação as 10 grandes barragens propostas no PNBEPH. Que também não serão suficientes, porque a estas seguem-se outras 10 a 13 a médio prazo, e que já estão inscritas no estudo inicia. É sustentável este desenvolvimento? Talvez para os empreiteiros a quem também não convém apostar na eficiência energética...
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 49 - 54 de 58
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.