BE Vila Real ergue muro contra presença de tropas portuguesas no Afeganistão Imprimir e-mail
16-Abr-2010

antinato.jpgComo forma de oposição à presença portuguesa no Afeganistão, o Bloco de Esquerda  de Vila Real “instalou-se”, no passado dia 15, junto à Capela Nova (Rua dos Combatentes da Grande Guerra), erguendo um muro de cartão, ornamentado com alguns “recados” e mensagens dirigidas à NATO (Aliança Atlântica).

Esta “invasão” ao território afegão não é bem vista por Bela Castro, militante do Bloco, que critica as “falsas intenções” de países que “não pretendem proteger este território mas aproveitar-se das contrapartidas resultantes desta ocupação”. “A luta contra o terrorismo não deveria assentar numa política de invasão mas de defesa e protecção. Não faz sentido que, em época de crise, o governo invista quantidades desnecessárias de dinheiro a alimentar uma campanha militar inútil. O conceito de defesa bélica, para o BE, tem como prioridade a desmilitarização e a protecção civil”, refere.

Para além do muro simbólico, que permitia às pessoas que passavam deixar algumas mensagens, também foram recolhidas assinaturas para a retirada das tropas portuguesa em território afegão. Esta petição será enviada à “Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato” (PAGAN), uma aliança internacional contra esta organização, para depois, a 10 de Maio, ser entregue na Assembleia da República, juntamente com outras recolhas já realizadas.

A presença portuguesa no Afeganistão, que decorre desde 2001, ascende às duas centenas e meia e não é a única naquele território. Ao todo, cerca de 64 mil militares, de 42 países, estão em missão nesta região problemática do médio oriente.

Fonte: Notícias de Vila Real

< Artigo anterior   Artigo seguinte >