Início arrow Noticias arrow Bloco exige presença do Ministro na Comissão Parlamentar de Agricultura
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Bloco exige presença do Ministro na Comissão Parlamentar de Agricultura Imprimir e-mail
29-Abr-2010

Deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura,    Desenvolvimento Rural e PescasA deputada do Bloco de Esquerda, Rita Calvário acaba de requerer a presença do Ministro da Agricultura na respectiva Comissão Parlamentar, para prestar esclarecimentos sobre a difícil situação da Casa do Douro.

O requerimento surge logo após a visita que os deputados da Comissão Parlamentar de Agricultura Desenvolvimento Rural e Pescas, presidida por Pedro Soares, deputado do Bloco, realizaram, segunda e terça-feira às regiões de Lafões e do Douro, durante a qual tiveram oportunidade de reunir com centenas de agricultores e técnicos, e de comprovar o sentimento de grande descontentamento e desânimo que se vive no sector.

Um dos momentos altos destes dois dias de visitas e reuniões foi o encontro com cerca de uma centena de produtores de vinho da região do Douro que aproveitaram a presença dos deputados para desfiarem um duro rol de críticas ao Ministério da Agricultura por estar a votar ao abandono a Casa do Douro. Esta instituição, que congrega mais de 40 mil viticultores, continua a braços com uma preocupante situação financeira, havendo já cerca de 80 dos seus trabalhadores com salários em atraso há seis meses.

Em Dezembro do ano passado o Ministério da Agricultura criou um grupo de trabalho para dar resposta aos problemas desta instituição, que presta um serviço público de grande importância na regulação do mercado. A promessa do ministro era de que até final de Janeiro haveria uma solução, mas até ao momento nada foi feito.

O mesmo tom crítico foi ouvido, na véspera, no Cine-Teatro de S. Pedro Sul, que se encheu de agricultores da zona de Lafões, no distrito de Viseu. O excesso de burocracia com que são confrontados os pequenos produtores de caprinos e de vitela, um ProDer ineficaz e que privilegia os grandes agricultores, a falta de redes de escoamento da produção e de apoios a uma agricultura de pequena dimensão, mas fundamental para o desenvolvimento local e para coesão do território, foram os temas recorrentes das intervenções ouvidas pelos deputados.

Já em Oliveira de Frades a floresta foi o tema em destaque com os parlamentares a escutaram o mesmo pedido: a da necessidade urgente de se concluir o cadastro dos terrenos de modo a que as ZIF (Zonas de Intervenção Florestal que agrupam pequenos proprietários) possam funcionar. A renovação de equipamento e a formação das equipas de sapadores florestais foram outras das revindicações ouvidas.

O programa da visita a estas regiões deu também destaque a projectos exemplares no âmbito do desenvolvimento rural, ao visitar uma cooperativa de produção artesanal de produtos de linho, em Vouzela, uma exploração de agricultura biológica, em S. Pedro do Sul, e uma pequena empresa de tratamento e comercialização de ervas aromáticas e medicinais, em Castro Daire, que demonstram a importância económica e social que a agricultura pode assumir em territórios pressionados pela desertificação, pela falta de investimento do poder central e pela crescente carência de serviços públicos.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.