Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







A maior de sempre Imprimir e-mail
24-Nov-2010

Ainda sem fazer um balanço exaustivo, os dirigentes das duas centrais sindicais afirmam que esta já é a maior greve geral da história do país.

Para Carvalho da Silva, a greve tem um grande impacto no sector público e privado, com uma grande transversalidade na adesão nos vários sectores e nas diferentes camadas profissionais e sociais. Ele destacou a grande adesão na justiça e na educação.

João Proença sublinha que esta é maior greve de sempre. Regista a forte mobilização no sector público, o sector mais afectado pelas medidas previstas no Orçamento de Estado, mas também a forte adesão no sector privado.

Todos os voos cancelados

A greve paralisou totalmente o tráfego aéreo. Todos os voos dos aeroportos portugueses em Lisboa, Porto, Faro e Açores foram cancelados.

Há cidades inteiras sem aulas, assegura o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira. A adesão dos professores à greve geral é a maior de sempre numa paralisação não sectorial, segundo o dirigente sindical.

Quanto ao sector ferroviário, obalanço feito pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector aponta para uma adesão superior a 90%. Os dados referem-se a empresas como a CP, Refer, EMEF e Metro do Porto, entre outras.

Transportes urbanos

Em Lisboa, os poucos comboios da CP que circulam devido aos serviços mínimos chegam quase vazios, o que confirma que a adesão à greve geral não é só provocada pela paralisação quase total dos transportes públicos.

Em Coimbra, os transportes estão totalmente paralisados. Apesar disso, há menos trânsito na cidade do que é habitual, o que mostra a grande adesão à greve.

No Porto, só funciona a linha amarela do Metro, com comboios de meia em meia hora e os STCP funcionam precariamente.

Também a recolha de lixo em território nacional deixou de ser feita desde a meia-noite, em praticamente todo o país, segundo o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.