Início arrow Noticias arrow “As grandes superfícies comem-nos a carne e deixam-nos os ossos”
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







“As grandes superfícies comem-nos a carne e deixam-nos os ossos” Imprimir e-mail
19-Mar-2011

“As grandes superfícies comem-nos a carne e deixam-nos os ossos”. A frase, proferida pelo presidente da Câmara de Montalegre, é bem o espelho da situação em que vivem boa parte dos agricultores portugueses e que assume uma dimensão ainda mais grave, na Região do Barroso e do Nordeste Transmontano, como constataram os deputados do Bloco de Esquerda, Pedro Soares e Rita Calvário, durante uma visita da comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

As dificuldades de comercialização de produtos como a castanha, a batata, a carne barrosã, e os baixos preços que a grande distribuição impõe aos produtores, foram duas das queixas que dominaram os discursos dos agricultores, como confirmou Rita Calvário.

A deputada do Bloco de Esquerda solidarizou-se com os agricultores perante a “chantagem comercial” que estão a ser vítimas, mas defendeu que a situação não é inevitável e defendeu a celebração de “contratos tipo, entre produtores e vendedores, de forma a garantir uma relação mais saudável e preços mais justos”.

Sobre as dificuldades de comercialização Rita Calvário defendeu que o Ministério deve apoiar a criação de um sistema de circuitos comerciais de proximidade, que permita a venda dos produtos a preços justos.

A deputada destaca ainda o sentimento de abandono por parte do Ministério da Agricultura que é comungado pelos agricultores transmontanos, que questionaram mesmo a sua existência: “O presidente da Cooperativa de Boticas denunciou que os serviços locais estão a mandar os agricultores tratarem dos seus assuntos em Lisboa o que em nosso entender é inaceitável, sobretudo quando o próprio ministério, colocou, há alguns anos, centenas de funcionários no quadro da mobilidade”.

Pedro Soares, presidente da Comissão Parlamentar reconheceu que a agricultura está a passar por uma fase de grande desvalorização, mas considerou que “a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) poderá contribuir para repor alguma justiça se conseguirmos que os agricultores possam ser apoiados em função da sua produção”.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.