A candidatura do Bloco de Esquerda pelo Distrito de Vila Real esteve ontem reunida com a delegação da CGTP-IN de Vila Real. O encontro que reuniu os e as candidatas do Bloco de Esquerda com a organização sindical teve como objectivo conhecer o balanço feito pela organização da actual situação dos e das trabalhadoras do distrito e as ameaças que enfrentam.
A CGTP-IN começou por referir que a região atravessa uma crise agravada pela interioridade e pelas assimetrias sociais e económicas, tendo mostrando preocupação como processo de encerramento do Pólo da UTAD em Miranda do Douro, onde teve de intervir para salvaguardar os direitos dos e das trabalhadoras. Referiu ainda as questões que se colocam aos guardas florestais do Parque Natural do Alvão e à condição dos e das trabalhadoras da Casa do Douro, referindo que existe na mesma um esvaziamento de competências transferidas para o IVDP (Instituto do Vinho do Douro e Porto) o que fragiliza a Casa do Douro. Existem actualmente trabalhadores e trabalhadoras com 14 meses de salários em atraso, resultado da asfixia financeira. A CGTP-IN defendendo uma intervenção urgente do Estado para a resolução do problema.
A candidata Irina
Castro teve ainda oportunidade para manifestar preocupação com a
existência de falsos recibos verdes na Universidade de Trás-os-Montes e
Alto Douro, e o aumento crescente de diferenças salariais entre mulheres e
homens. Segundo dados fornecidos pela CGTP-IN a média salarial base no
distrito, corresponde a 83% da média nacional, sendo o das mulheres
ainda mais baixo.
As questões da
precariedade foram ainda discutidas, numa altura em que se estima a
existência de 2 milhões de precários em Portugal. Só no distrito de Vila
Real a precariedade ultrapassa os 39% entre jovens com menos de 30
anos.
A visão que as medidas impostas pela troika
só virão agravara situação dos e das trabalhadoras portuguesas, com
particular agravamento para as dos distrito, é partilhada tanto pelo
Bloco de Esquerda como pela CGTP-IN. Ambas as partes estão convictas que
outro rumo é possível.
O Bloco de Esquerda junta-se ao apelo da CGTP-IN na manifestação de 19 de Maio pelas 14h30 no Praça da Batalha no Porto. Neste sentido apela-se a participação de todos e todas as trabalhadoras do distrito na manifestação organizada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses.
|