Início arrow Eleições arrow Portagens só em offshores, na estrada não!
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Portagens só em offshores, na estrada não! Imprimir e-mail
26-Mai-2011
scuts2.jpg

Hoje à tarde o Bloco de Esquerda desenvolveu uma acção de rua em Vila Real que visava sensibilizar as pessoas perante a iminência da introdução de portagens nas SCUTs pela troika nacional (PS+PSD+CDS). Aos transeuntes era entregue um talão de portagem para poderem atravessar a rua direita, o qual era trocado à saída por um recibo, que nada mais era que um panfleto do BE reflectindo sobre esta questão e que pode ser lido mais em baixo.

scuts1.jpg

Acreditamos que não há pleno desenvolvimento sem plenos acessos.

Quando as SCUT passarem a ter portagem real em vez de virtual, o PSD e o CDS vão dizer que alcançaram uma das mais importantes vitórias ideológicas dos últimos anos. Invocar o princípio do utilizador-pagador para acabar com as SCUT é uma forma de corrupção deste princípio jurídico-ambiental.

Não faz sentido que o princípio que foi elaborado para a utilização de recursos ambientais, seja invocado para justificar o fim das SCUT.

Aceitar a utilização do princípio do utilizador-pagador fora da área ambiental para a qual foi criado, é abrir caminho, do ponto de vista ideológico, para que toda a prestação pública, todos os serviços públicos, da saúde à educação, fiquem sujeitos ao pagamento pelos seus “utilizadores”.

Somos contra as portagens da A4 e a sua introdução na A24. Esta é uma medida do Governo que não permite uma alternativa rodoviária para o interior e remete a população do distrito para uma situação de maior isolamento.

O pagamento nas SCUT afecta de forma negativa o transporte de mercadorias e as deslocações para o local de trabalho dos e das trabalhadoras deslocadas da sua área de residência.

Num distrito como o de Vila Real, onde a média salarial é 33% abaixo da média da região norte, o pagamento do seu principal eixo de comunicação é absolutamente prejudicial para as pessoas.

É preciso recuperar as vias complementares (dependentes dos municípios) que apresentam um elevado estado de degradação e têm vindo a ser progressivamente desprezadas.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.