Em declarações à agência Lusa, Rui Cortes, afirmou que a avenida Carvalho Araújo, “a avenida central da cidade”, “entrar em degradação muito rápida nos próximos anos”. O candidato defende a requalificação da artéria, que “há muito que é adiada”, com mais espaços pedonais e para as esplanadas, melhores jardins e uma única via de circulação.
Rui Cortes propõe também a instalação de uma loja do cidadão no antigo hotel Tocaio e o aproveitamento dos edifícios do seminário e dos Correios para acolher centros escolares.
“Era uma maneira de atrair gente, crianças e jovens, dar mais vida para aquela zona”, diz o candidato.
Rui Cortes propõe também a reconversão da antiga zona industrial, que está “profundamente degradada”, e a transformação da zona de Tourinhas num parque, o que já estava previsto no Polis projetado para Vila Real.
O candidato do Bloco à Câmara de Vila Real defende uma revisão do PDM.
“As áreas de loteamentos que estão previstas no atual PDM indicam que a população de Vila Real vai duplicar nos próximos 10 a 20 anos. É claro que sabemos que o crescimento previsto no concelho para os próximos 10 anos, tempo em vigor do PDM, ronda os 2%”, diz Rui Cortes. O candidato salienta que esta situação tem reflexos do ponto de vista ambiental porque uma das áreas que está prevista para a construção de moradias é precisamente a envolvente do Parque Corgo.
“O Bloco defende a preservação dessa área do Parque Corgo e defende também a sua expansão para sul, como aliás também estava definida no Polis”, sublinha Rui Cortes.
|