Início arrow Eleições arrow Legislativas 2009 arrow Pedro Silva Pereira mente sobre concessões de auto-estradas
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Pedro Silva Pereira mente sobre concessões de auto-estradas Imprimir e-mail
21-Set-2009

pedro_silva_pereiraNo decurso do debate organizado pela Rádio Universidade no passado dia 13, o candidato do PS, Pedro Silva Pereira foi confrontado pela candidata do BE, Alda Macedo, com a necessidade de um maior rigor na aplicação dos recursos disponíveis para o investimento. A explicação dada por Silva Pereira não é verdadeira, é contrariada pelo Relatório do Banco de Portugal.

Quando os recursos são escassos, maior é a urgência de serem aplicados de forma criteriosa. O Bloco de Esquerda não aceita que as concessões rodoviárias para a construção da Auto-estrada do Douro Interior e da Auto-estrada Trasmontana terem conhecido desvios muito significativos desde a fase inicial e a fase final do concurso. No caso da Auto-estrada Trasmontana houve um agravamento de custos de 69,6 milhões de euros, a favos do consórcio liderado pela Soares da Costa. No caso da Auto-estrada do Douro Interior houve um agravamento de custos no montante de 43,9 milhões de euros. No conjunto somam mais de cem milhões de euros que seriam suficientes para outros investimentos, nomeadamente na área da rede ferroviária.

Na altura do debate o candidato Silva Pereira pretendeu explicar este desvio com o agravamento do “spread” aplicado pela banca nas operações de crédito. Isto não corresponde à verdade.

O relatório do Banco de Portugal demonstra que a evolução das taxas de juro médias tem vindo a baixar, não a aumentar. Além disso, o “spread” aplicado pela banca onera os pequenos empresários, não os grandes consórcios.

O Bloco de Esquerda sustenta que há aqui um problema de falta de rigor que prejudica o desenvolvimento regional.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.