Início arrow Eleições arrow Principais Compromissos para o Concelho de Vila Real
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







Principais Compromissos para o Concelho de Vila Real Imprimir e-mail
03-Out-2009

  candidatos_vr.jpg

O Bloco de Esquerda apresenta dia 6, terça-feira pelas 18h30, no Bairro dos Ferreiros, a sua proposta para o Concelho de Vila Real. Onde se destacam 5 compromissos prioritários: Ambiente Urbano e Qualidade de Vida, Cultura: Concelho Criativo, Desporto e Educação, Solidariedade Social, Democracia e Participação (clique em ler mais).

Propomos uma outra visão, um outro caminho para o Concelho de Vila Real, convictos que a voz do Bloco de Esquerda deve estar representada, tanto na Câmara e Assembleia Municipais, como nas duas Juntas de Freguesia às quais apresentámos candidaturas, Lordelo e Nossa Senhora da Conceição.

1.Ambiente Urbano e Qualidade de Vida
É urgente acabar com a betonização e a descaracterização do Concelho. Defendemos, como prioridade, a recuperação das zonas e edifícios históricos.  A autenticidade das Freguesias rurais deve ser restabelecida através da recuperação arquitectónica das habitações e dos espaços que testemunham as nossas raízes histórico-culturais. As Freguesias da periferia deverão ser equipadas com as infra-estruturas básicas em falta e servidas por uma rede de transportes públicos de qualidade. Propomos a implementação de redes de percursos pedestres e de ciclovias, que abranjam todo o Concelho, para promover o turismo e a actividade física em simbiose com os recursos paisagísticos. Propomos a criação de uma Agência Municipal de Energia que identifique a factura energética do Município, defina metas de redução de emissões poluentes, calendarize a implementação de programas de acção e de medidas de eficiência energética.
 
2.Cultura: Concelho Criativo
Defendemos uma política cultural que afirme os artistas e produtores culturais do Concelho e construa, igualmente, uma visão cosmopolita da arte através da criação de parcerias internacionais capazes de trazerem a Vila Real um pouco do que se faz no mundo. Toda esta nova visão deve articular-se com escolas, bairros e instituições artísticas de referência, no sentido de criar públicos para a cultura. Propomos a criação de um Festival de arte performativa de rua que permita a toda a população a sua fruição.
 
3.Desporto e Educação
Defendemos que os equipamentos desportivos do parque escolar sejam postos ao serviço de toda a população. Propomos a promoção das diferentes modalidades desportivas, e para isso apostamos na realização de um grande evento municipal, "Desporto para Todos", capaz de fazer a ponte entre as colectividades e o desporto escolar. O desafio mais importante do nosso Concelho é o incentivo e alargamento do conceito de ensino para todos: no combate à iliteracia, na recolha e reutilização de manuais escolares, no aumento do acompanhamento dos alunos nos tempos livres por auxiliares de acção educativa; na concretização efectiva das horas de prolongamento escolar, com acompanhamento de animadores socioculturais.

4.Solidariedade Social
Propomos a criação de um Gabinete de Combate à Crise com a finalidade de proceder a um levantamento exaustivo de todas as situações de pobreza, exclusão social, sobreendividamento de famílias e de pequenas empresas, bem como de identificar as medidas ao alcance do Município, para que este, de mote próprio ou em articulação com outras instituições públicas ou privadas, consiga minorar o impacto da crise sobre os grupos sociais mais desfavorecidos. Em consequência, propomos a criação da Carta Social do Concelho.

5.Democracia e Participação
A democracia representativa tem os seus limites. Um projecto que envolva Município e empresas exclui geralmente os cidadãos das decisões. O BE propõe que as populações participem na definição das prioridades de investimento a implementar nos seus bairros e Freguesias, através do recurso ao Orçamento Participativo. Este procedimento combaterá a falta de transparência e a possível fraude. A democracia participativa passa também por referendar localmente as decisões estratégicas para o desenvolvimento do Concelho.

 PROPOSTA COMPLETA

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2024 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.