Início
Bem Vind@s!
Início
Noticias
Agenda
Opinião
Documentos
Eleições
Ligações
Sugestões e Denúncias
adere.jpg
 
tv_esquerda
 
 







vilareal@bloco.org
Bloco de Esquerda de Vila Real reuniu com a CGTP
14-Fev-2013
O núcleo distrital de Vila Real do Bloco de Esquerda reuniu na passada segunda-feira, dia 11 de Fevereiro com o núcleo da CGTP em Vila Real.
Na reunião foram abordados os temas das manifestações da CGTP agendadas, o desemprego e a precariedade laboral no distrito de Vila Real e ainda a situação de privatização dos serviços públicos de água em Vila Real.

 
reuniaocgtp13fevereiro2013.jpg 
 
 
Ficou esclarecido que Vila Real teve um aumento do desemprego, tendo actualmente quase 15000 desempregados, sendo que de acordo com os dados dos censos de 2011, o concelho de Vila Real possui 51850 habitantes no total, e o distrito cerca de 213000 no total, isto é, excluindo o factor de população activa, habilitada a trabalhar. O aumento registado corresponde a uma percentagem de 9,9%. Estes dados estão actualizados face a Dezembro de 2012 e tendo somente em conta os desempregados registados nos Centros de Emprego. Excluem-se assim os dados dos desempregados que emigraram no final do ano passado, altura em que se registou grande vaga de emigração para os países francófonos, bem como os recém licenciados e mestres das Universidades. Registamos ainda com preocupação que estes dados vão de encontro ao divulgado ontem, dia 13 de Fevereiro, na comunicação social, de que o desemprego nacional aumentou para 16,9%, duplicando num espaço de 4 anos, atravessando dois governos, um do PS e outro do PSD/CDS. É ainda de ter em conta os dados das organizações não governamentais (ONG) como o Movimento Sem Emprego, que registam um valor de desemprego real de 25,43%, isto é, um quarto da população activa portuguesa. É ainda desprezível que o Governo esteja a ponderar repor o Serviço Militar Obrigatório: tal tem somente como objectivo ocultar ainda mais os números do desemprego, integrando os jovens saídos do ensino secundário nas Forças Armadas por um período de 6 meses, durante os quais não irão aparecer nas estatísticas do desemprego. É também de notar, que em Valpaços o desemprego atinge mais de 60% da população activa.
Estes números preconizam o fracasso das políticas de austeridade, que apenas destroem a produtividade e o emprego, sendo estes indissociáveis um do outro.

Quanto à privatização da água, ainda não existem indicações dos procedimentos que irão ser tomados pelas diversas Câmaras Municipais do Distrito, sendo que no entanto as empresas municipais deverão ser integradas nos Grupos Município, como o Bloco de Esquerda sempre defendeu genericamente. No entanto, o Governo PSD/CDS, vê tal como uma oportunidade de privatizar a água, algo que nenhuma pessoa de consciência democrática pode defender pois tal será aumentar o custo da água, o bem mais essencial à vida, através da sua concessão à entidades privadas cujo único objectivo é o lucro. Relembramos que no Peso da Régua as tarifas de água são as mais baixas do Distrito e em Vila Real as sétimas mais elevadas a nível nacional. Não só defendemos que a água deve ficar na gestão pública, através da sua integração nas competências das Câmaras Municipais, como defendemos que os trabalhadores dos Serviços Municipais de Água não devem ser despedidos para beneficiar uma qualquer exploração privada da Água.

O Bloco de Esquerda apoia assim as iniciativas da CGTP quer de Manifestações quer de petições no âmbito do emprego, água pública e demissão deste governo bem como a expulsão da Troika de Portugal. Dia 16 de Fevereiro apoiaremos a CGTP na sua Manifestação.

 
Sem mais nada a acrescentar e com os melhores cumprimentos e saudações democráticas,
 
Núcleo Distrital de Vila Real do Bloco de Esquerda 
 
Jornadas Autárquicas do Bloco de Esquerda
28-Jan-2013

Nos próximos dias 2 e 3 de Fevereiro, realizam-se as jornadas autárquicas do Bloco de Esquerda no Porto, já com a nova Comissão Nacional Autárquica do BE eleita este Sábado, dia 26 de Janeiro, das quais fazem parte Carlos Ermida Santos e Filipe Rolão por Vila Real.

 

Cartaz das Jornadas Autárquicas 2013 do Bloco de Esquerda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa é o que se segue 

Ler mais...
 
Bloco de Esquerda visitou a Feira do Fumeiro de Montalegre
24-Jan-2013

O Bloco de Esquerda marcou presença no início da Feira do Fumeiro de Montalegre de 2013, com o ex-deputado na Assembleia da República e membro da Comissão Nacional Autárquica do BE, Pedro Soares e Carlos Ermida Santos, deputado municipal em Vila Real e futuro membro da Comissão Nacional Autárquica do BE.
Aqui fica em registo fotográfico essa presença.

 

  

Ler mais...
 
Resumo da Assembleia Municipal de hoje dia 20 de Dezembro de 2012
20-Dez-2012

Foi chumbada por maioria (votos contra do PSD, abstenção do PS, votos favoráveis do BE, CDU e CDS) uma Moção nossa relativa à Extinção de Municípios. Moção presente aqui.

Foram aprovadas por unanimidade as nossas propostas sobre o IMI relativas a freguesias que perderam população e prédios rústicos, urbanos e florestais ao abandono e/ou ruínas. Propostas aqui  e aqui .

Foi aprovada por unanimidade uma proposta nossa contra os maus tratos a animais no município.  Ver aqui.

Subscrevemos ainda uma moção da CDU contra a privatização da água e votamos favorávelmente a uma moção do PSD que previne o fim da carreira  aérea, tendo a primeira sido chumbada pelo PSD com a Abstenção do PS e a segunda aprovada por maioria com 2 abstenções.

Interrogamos o município quanto à limpeza da Avenida 1º de Maio, a situação do Ginásio Clube de Vila Real e a uma denúncia do mau funcionamento do gabinete municipal de urbanismo. 

Pontos da Ordem do Dia: 

Apresentamos a seguinte declaração de voto contra o Orçamento Municipal para 2013. Ler aqui. O Orçamento foi aprovado só com os votos favoráveis do PSD.

Abstivemo-nos quanto à nova estrutura orgânica dos serviços municipais e quanto ao regulamento do Parque de Estacionamento do Seixo, tendo a primeira sido aprovada pelo PSD e a segunda pelo PSD e PS.

Abstivemo-nos ainda contra uma isenção de IMI dado seguir o critério individual e não um regulamento definido para isenções fiscais e ainda votamos contra uma isenção de IMT a um establecimento de hotelaria que é um investimento de um ex-deputado da Assembleia da República do PSD, tendo a primeira sido aprovada com 2 abstenções e a segunda com um voto contra (o nosso) e 2 abstenções. 

 

Qualquer questão façam o favor de nos contactar.

 

O deputado municipal do BE em Vila Real,

Carlos Ermida Santos 

 
Bloco entregou propostas para o Orçamento Camarário de Vila Real para 2013
06-Dez-2012
Abaixo seguem as propostas que entregamos, quanto ao Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2013 da Câmara Municipal de Vila Real.
Ler mais...
 
Concelhia do Bloco de Esquerda de Vila Real Presta Contas
03-Dez-2012

Realizou-se esta segunda-feira, dia 3 de Dezembro de 2012, pelas 18:00, uma conferência de imprensa do Bloco de Esquerda que visou transmitir às cidadãs e cidadãos, um resumo da atividade autárquica local em Vila Real. Esta conferência contou com as intervenções de Carlos Ermida Santos, atual deputado municipal em Vila Real, Filipe Rolão e Rui Cortes, ambos anteriores ocupantes do cargo neste mandato. De seguida segue-se o resumo do exposto. 

conferncia_de_imprensa_2013.jpg

 

Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 64 - 72 de 260
© 2022 Site Distrital de Vila Real - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.